Exitem apóstolos hoje?

Muitos são contra o apostolado, mas o que a bíblia diz sobre isso?

Matheus Oliveira

11/19/20243 min read

Existem apóstolos hoje?
Existem apóstolos hoje?

       Alguns tem dito que "hoje em dia pastores se autointitularam apóstolos e que não existe sucessão apostólica." Dizem também que "não temos mais apóstolos como aqueles que foram o fundamento da igreja" falam isso porque acham que não existem novas revelações e que portanto devemos ser fieis aos ensinos dos apóstolos. E que "Precisamos entender o que os reformadores ensinaram sobre o SOLA SCRIPTURA!" --- Mas a falta de entendimento é muito grande; pois ter apóstolos na igreja não significa que eu não serei fiel aos ensinos dos primeiros apóstolos. E os ensinos dos apóstolos é o fundamento Jesus Cristo. E onde o Espírito Santo faz nascer igreja, Ele envia um apóstolo para ser estabelecido o fundamento naquele lugar. (1Co 3.11) -- Se hoje não podemos ter apóstolos, então não podemos ter novas igrejas pelo mundo. Autointitular é uma coisa, receber o ofício de apóstolo dado pelo Senhor é outra.

       Os cinco ministérios (Ef. 4.11) são ativos na vida da igreja e isso não tem como negar. Alguns por pensarem que ministério é título, acaba desconsiderando a eficácia que eles tem no corpo de Cristo. Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre não são títulos e sim funções/serviços. Muitos também pensam que ministérios é hierarquia onde um é maior que o outro, mas pelo contrário quem é chamado para o ministério é o menor de todos. É claro que existe sim a estrutura organizacional hierárquica de liderança entre os ministros, como entre os Levitas em Números, onde havia príncipes dos Coatitas, Gersonitas e Meraritas; e Eleazar príncipe dos príncipes; e Arão o Sumo Sacerdote; e Moisés o mediador. E ao se levantar Coré, Datã e Abirão com mais duzentos e cinquenta homens, todos eles levitas, contra a estrutura organizacional de Deus, foram tragados pela terra. Mas não hierarquia entre os ministérios como se fosse títulos, todavia estrutura organizacional de quem estará na liderança. Se fosse o caso o evangelista seria maior que o pastor, pois a ordem do texto bíblico de Efésios 4 é: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres. Portanto cada um tem sua função na edificação em prol do aperfeiçoamento dos santos.

       Outros dizem que Apóstolos são testemunhas oculares, ou seja, somente quem viu Jesus pode ser apóstolo. Mas ao falar isso, essa pessoa desconhece a função de cada um dos ministérios (mas não entrarei em detalhes por hora, será necessário falar do apenas do propósito). Essa ideia de testemunha ocular foi uma fala do religioso Pedro (Atos 1.21-22). E Pedro não tem mais autoridade que Jesus, que quando subiu ao alto deu dons (pessoas) aos homens. Esses dons são pessoas com ministérios. “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” Ef 4.11,12 — Se não tem apóstolos, como ficará à edificação do corpo de Cristo? Já que em muitos lugares ordenam somente pastores e evangelistas. Se três dos cinco ministérios são “excluídos”; como a igreja “chegará à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro”? Ef 4.13,14